Image

Edifício Sophia

Condomínio
Proximo A Praça Raul Soares
R. Rio Grande do Sul, 720 - Barro Preto Belo Horizonte - MG

Biografía

O Edifício Sophia é uma construção datada do início da década de 80, que ocupa os lotes de números 17 e 19 da Quadra 14 da 8ª Seção Urbana de Belo Horizonte e situa-se na esquina da Rua Rio Grande do Sul com a Avenida Augusto de Lima. Em 1982 recebeu o “Habite-se” da Prefeitura Municipal, tendo suas unidades negociadas inicialmente pela Sociedade Comercial Excelsior e pelo Banco Econômico. O terreno do Edifício Sophia já foi ocupado por edifícios residenciais, chamados “sobrados”, cuja característica arquitetônica era típica dos espaços urbanos na primeira metade do século XX. Demolidos os sobrados, o terreno foi ocupado por um posto de gasolina durante alguns anos.

Atualmente, cerca de 200 pessoas convivem no verticalizado espaço do Condomínio Sophia e seus 26 andares abrigam 132 apartamentos, 144 vagas de garagem e dez lojas em seu andar térreo. Sua fachada frontal, voltada para o nascente, debruça-se sobre a Praça Raul Soares, no Barro Preto. Já a fachada posterior, sobre o condomínio Anita Chaves. Uma das empenas do prédio volta-se para o Edifício Maximiano, ao sul, enquanto a outra, para a Avenida Augusto de Lima.


Eleita em 07/02/2024, a administração do condomínio está a cargo do síndico Luiz Alberto Lopes de Carvalho, subsíndico Luiz Carlos Dias da Silva, com o Conselho Fiscal composto por Maria Izabel da Mata, Paulo da Silva Amaral e Sebastião Antônio da Silva. Atualmente o quadro de funcionários conta com 11 colaboradores: um auxiliar administrativo, dois zeladores, seis porteiros e duas faxineiras que, juntamente com a administração, zelam pelo bom funcionamento, segurança e limpeza do edifício.